quinta-feira, 10 de abril de 2008

Roteiro do curta-metragem CONVERSAO


Vinni, Gabi, Leo Jaime e Edna Falchetti no

CONVERSÃO

ROTEIRO DE JUNIOR ARAGAKI

CENA 01
NOITE – CARRO INT / RUA /DANCETERIA EXT/INT.
A cena começa mostrando uma mão, procurando uma música no rádio do carro. É uma imagem subjetiva (olhar do Beto). Ele deixa sintonizado em um rock, também ouvimos os outros ocupantes do carro, rindo e dizendo besteiras habituais de jovens, enquanto bebem cerveja em lata e fumam um baseado. Um põe a cabeça pra fora e grita:

Brunão:
- OH GOSTOSA!!!

O carro segue a toda pelas ruas de São Paulo. Marcos o motorista, tira de sua jaqueta uma “grinfa”(seringa de pico), já com uma dose preparada dentro e passa pra Brunão no banco de trás, que sem cerimonia alguma aplica parte da dose em seu braço e em seguida pica o braço de Beto que já estava estendido em sua direção.
Lentamente as imagens começam a ficar distorcidas, trêmulas com alguns flashes estranhos, até que o carro estaciona. Ouvimos um burburinho de vozes e uma música bem distante. Beto olha e tudo está cada vez mais tremulo, as imagens mais distorcidas ainda. Ele abre a porta do carro e sai vomitando, enquanto os outros ocupantes do carro passam por ele, ele os segue e atravessa a rua em direção a danceteria, vendo tudo ainda mais distorcido, e entra na boate, passando pelos seguranças, habitues etc.

Beto chega na pista e pára no meio, enquanto tudo gira ao seu redor.(chicote). O giro aumenta junto com a música, até parar bruscamente, inclusive a música. Vemos a imagem de Beto parado no meio da pista, totalmente chapado, e com as pessoas dançando sem se preocupar com a presença dele, então vai fechando em seus olhos, até cair em fusão para o Black.(Fade out).

FUSÃO EM
CENA 02
QUARTO BETO DIA INT.

A IMAGEM SAI LENTAMENTE DO BLACK, MAS CONTINUA NA PENUMBRA DO QUARTO ESCURO DE BETO. OUVIMOS D. MARTA BATENDO NA PORTA DO LADO DE FORA.

CORTA PARA

CENA 03
CORREDOR/PORTA DO QUARTO BETO.
DONA MARTA, COM UM CESTO DE ROUPA EMBAIXO DO BRAÇO, PARADA EM FRENTE AO QUARTO DE BETO, BATE NA PORTA, SAI EM DIREÇÃO AO OUTRO QUARTO, VOLTA LOGO EM SEGUIDA, JÁ SEM O CESTO E BATE NOVAMENTE NA PORTA.

D. Marta
- Betoooo, levanta!

CORTA PARA

CENA 04
QUARTO INT(PENUMBRA)
BETO SE VIRA NA CAMA E PEGA O RELÓGIO AO LADO DA CAMA, QUE MARCA 16:47.

BETO:
- Ainda é cedo...

CENA 05
CORREDOR / QUARTO
DONA MARTA VOLTA DA COZINHA E DESTA VEZ PÁRA NA FRENTE DA PORTA, ABRINDO-A E ENTRANDO SEM CERIMÔNIA.


CENA 06
QUARTO DIA INT.


ELA VAI ATÉ A JANELA E A ESCANCARA, INUNDANDO O QUARTO DE LUZ, REVELANDO AS PAREDES COBERTAS DE POSTERS DE BANDAS, DISCOS NO CHÃO FORA DAS CAPAS E MUITOS DESENHOS ESPALHADOS. HÁ UMA ESCRIVANINHA CHEIA DELES, A MAIORIA INACABADOS, MAS DEIXANDO VER QUE FORAM FEITOS COM UMA TÉCNICA APURADA. BETO PUXA O COBERTOR, COBRINDO A CABEÇA.

BETO:
- Porra, mãe!

D. MARTA
- A boca, menino! Isso lá é jeito de falar com a sua mãe?
-
BETO
- E isso é jeito de acordar o seu filho? Fecha essa janela, vai!

D.MARTA DESCOBRE BETO COM UM PUXÃO NO COBERTOR. ELE TENTA SE COBRIR COM O LENÇOL.

D. MARTA
- Que foi, virou vampiro?

BETO
- Não enche...

D. MARTA
- Só anda vestido de preto, troca
- o dia pela noite, não quer saber
- de sol....




BETO
- E também vou comprar um caixão! pra tentar dormir em paz nessa casa.

D. MARTA SE APROXIMA DA CAMA, PEGANDO UM CRUCIFIXO QUE TEM NO PESCOÇO. ELA PUXA O LENÇOL E APROXIMA A CRUZ DA TESTA DE BETO, QUE A AFASTA. ELA CONTINUA A TENTAR SE APROXIMAR E BETO A SEGURA.

BETO
- Quê isso? Tá fazendo o quê?

D. MARTA
- Vendo se você virou mesmo um vampiro.

BETO
- Sai pra lá, véia!

DONA MARTA:
- Vem cá, moleque!
-
BRINCAM, COM D. MARTA TENTANDO ENCOSTAR A CRUZ E BETO RESISTINDO. ELA ACABA CONSEGUINDO E BETO GRITA, COLOCANDO AS MÃOS NA TESTA, COMO SE O CONTATO TIVESSE SIDO DOLOROSO E CAI NA CAMA, COMO QUE DESMAIADO. D. MARTA RI DA ENCENAÇÃO, MAS PÁRA, AO PERCEBER, NO BRAÇO DO FILHO, VÁRIOS HEMATOMAS E MANCHAS, (TÍPICOS DE QUEM USA DROGAS INJETÁVEIS). ELA SE APROXIMA PARA VER MELHOR E BETO PERCEBE, VOLTANDO A SE COBRIR COM O LENÇOL.

D. MARTA
- Espera, deixa eu ver. Quê isso no seu braço?



BETO
- Nada, não, véia. Coisa de vampiro.

D. MARTA
- Agora eu tô falando sério, Beto...

BETO
- E eu também!

D. MARTA
- José Roberto!

BETO
- Não foi nada, besteira, eu tive aí uma discussão com um cara, só batemos boca e o fulano me segurou forte pelo braço. Só isto.

D. MARTA
- Tem certeza?

BETO
- Pô, eu tava lá, tenho que ter certeza, né?

D.MARTA (DESOLADA)
- Beto, você precisa fazer alguma coisa... Hoje você chegou em casa nove da manhã! E bêbado! Acha que eu não percebi.

DURANTE A FALA DE D. MARTA, BETO SE LEVANTA, PEGA UMA CAMISETA DO RAMONES E A VESTE E VAI PROCURAR UM VINIL NA PILHA ENORME. ENCONTRA UM DISCO DO RAMONES E O COLOCA NO APARELHO DE SOM.




BETO
- Putz, podes crer! Por isso que eu tô com essa ressaca... Faz um suquinho pra mim, faz? Preciso tá recuperado pra esta noite...

BETO AUMENTA O VOLUME, O QUE INCOMODA MUITO D. MARTA.

D.MARTA (ABAIXANDO O VOLUME)
- Você não esqueceu do jantar na casa da Miriam, esqueceu?

BETO
- Que jantar? Se for hoje eu tô fora!

BETO AUMENTA O VOLUME.

D.MARTA (ABAIXANDO O VOLUME)
- Ah, mas não tá, mesmo!

BETO
- Tá bom, tá bom, depois a gente vê. Agora, dá pra sair aquele suquinho?

D.MARTA, MEIO CONTRARIADA SAI DO QUARTO. BETO ESPERA UM POUCO E PÕE O VOLUME NO MÁXIMO, A IMAGEM FECHA EM CLOSE NO DISCO GIRANDO.(FADE OUT P BLACK)

FUSÃO EM

CENA 07
CARRO EXT NOITE.
A IMAGEM SAI (EM FADE OUT DO BLACK) PARA A RODA DO CARRO GIRANDO, E VAI ABRINDO ATÉ MOSTRAR O CARRO TRAFEGANDO PELAS RUAS COM BETO AO VOLANTE E D. MARTA AO LADO(O SOM DE UM ROCK ACOMPANHA TODA A CENA).
CORTA PARA



CENA 08
EXT / FRENTE DA CASA DE MIRIAM / NOITE
BETO ESTACIONA O CARRO E DESLIGA O SOM, QUE ESTAVA TOCANDO ROCK NUM VOLUME MUITO ALTO. D. MARTA QUASE PULA PRA FORA DO CARRO, COM A MÃO NOS OUVIDOS.

D.MARTA
- Graças a Deus! Ô inferno de música! Achei que não ia chegar aqui viva!

BETO DESCE RINDO DO CARRO E JOGA A CHAVE PARA A MAE, QUE A APANHA DESAJEITADAMENTE.

BETO
- Já fica com a chave, que é você quem vai voltar dirigindo...

D.MARTA
- Ué, por quê?

BETO
- O Marcos ficou de me pegar as 11...

D.MARTA
- Não acredito que você vai sair de novo hoje...

BETO
- Vampiros precisam de sangue mãe.

D.MARTA
- Que negócio é esse, menino?

BETO SAI CORRENDO, INDO TOCAR A CAMPAINHA DA CASA DE MÍRIAM. D.MARTA VAI ATRÁS.
CORTA PARA



CENA 09
INT / SALA NA CASA DE MIRIAM / NOITE
BETO EXAMINA COM DESCASO A COLEÇÃO DE DISCOS DE ANTUNES, ENQUANTO D. MARTA E MÍRIAM ESTÃO NO SOFÁ CONVERSANDO.

ANTUNES (ENTRANDO)
- Vai uma cervejinha, Dona Marta?

BETO
- Opa, aqui vai!

D.MARTA
- Ele falou comigo, José Roberto! E eu aceito, sim, Antunes...

ANTUNES SAI PARA PEGAR A CERVEJA E BETO VOLTA A OLHAR A COLEÇÃO DE DISCOS.

BETO (RESMUNGANDO)
- Que saco...

D.MARTA
- Hoje, o Beto chegou em casa às nove da manhã, trançando as pernas!

MÍRIAM
- Não acredito! Beto!

BETO
- Não seja hipócrita, Dona Miriam, que eu já te vi chegar carregada.

MÍRIAM
- Foi uma vez só e por que eu sou fraca pra bebida!


BETO
- E aquele porre que você tomou na casa do Bitão?

MÍRIAM
- Vamos mudar de assunto, né? Então, mamãe, a...

D.MARTA(CORTANDO)
- Ah, e ele agora deu pra brigar! Tá com o braço todo roxo! Diz que foi briga, mas não sei, não... dá uma olhada no braço dele!

ANTUNES, ENTRA NESTE MOMENTO COM UMA LATA DE CERVEJA, OLHA COM INTERESSE PARA BETO. ENQUANTO ELE ENTREGA A CERVEJA PARA DONA MARTA, MÍRIAM VAI ATÉ ONDE ESTÁ BETO.

BETO
- Já falei que não foi briga, foi só um bate boca...

MÍRIAM
- Andou apanhando, é? Deixa eu ver?

BETO
- Ver o quê?

MÍRIAM
- O seu braço. Levanta a camisa.



BETO(ESQUIVANDO-SE DA IRMÃ)
- Já falei que não foi nada, eu nem sei brigar.Tá pensando que eu sou o Bitão...

ANTUNES
- Quem é Bitão?

MÍRIAM (VOLTANDO PARA O SOFÁ)
- O jantar ainda demora muito pra sair?

ANTUNES
- Tá quase pronto...

D.MARTA
- Beto, me faz um favor, mostra o braço pro Antunes...



BETO
- Sai, mãe! Pô, até parece que tiraram o dia pra me encher!

BETO SAI DA SALA EM DIREÇÃO À COZINHA.
CORTA PARA


CENA 10
INT / COZINHA DA CASA DE MIRIAM / NOITE
BETO ENTRA E PEGA UMA CERVEJA NA GELADEIRA,ENQUANTO ANTUNES REMEXE UMA PANELA NO FOGÃO, BETO SAI EM DIREÇÃO A VARANDA.

CORTA PARA


CENA 11
EXT / VARANDA MIRIAM /NOITE
BETO ABRE A LATA DE CERVEJA, TOMANDO UM GRANDE GOLE. ANTUNES SAI, TAMBÉM SEGURANDO UMA LATA, E PÁRA AO LADO DELE.

BETO
- Também vai encher o meu saco?


ANTUNES (OFERECENDO UM MAÇO)
- Quer um cigarro?

BETO
- Porra, até que enfim alguém que fala a minha língua.

ANTUNES
- O que tua mãe tava falando sobre teu braço?

BETO
- Ô véia linguaruda!

BETO MOSTRA AS MARCAS NO BRAÇO. ANTUNES OLHA ASSUSTADO.

ANTUNES
- Betinho, cê anda tomando nos canos, cara? Isso é fim de carreira...

BETO
- Cacete, Antunes, que papo é esse?

ANTUNES
- Que você anda cheirando, já faz um tempão que eu tô sabendo. Isso aí no seu braço é marca de baque, não é?

BETO
(nervoso e assustado)
- Porra, tá achando que eu sou otário?

ANTUNES
- Eu já fui.

BETO
- Você?

ANTUNES
- Pois é, mas nem a sua irmã sabe.

BETO
- E tá contando pra mim por quê?

ANTUNES
- Porque acho que assim como eu, você tá precisando de tratamento. Eu fui viciado, cheguei no fundo do poço. Roubava meus pais, vendia o que era meu e o que não era...

BETO (DISFARÇANDO O INCÔMODO)
- Quem diria, logo você Antunes. Barra pesada, hein?

ANTUNES
- Você acha? Cheguei a passar três... Não, quatro dias! Quatro dias, cheirando e bebendo sem parar, sem dormir, totalmente alucinado. No ultimo dia me deu uma over.


BETO
- Cara, nunca imaginei...

ANTUNES
- Quando eu comecei, também não imaginava que ia chegar tão longe... Mas meus pais me ajudaram, me internaram numa dessas clínicas...

BETO
- E aí você ficou limpo?

ANTUNES
- Fiquei, claro, até o dia que eu fui dar um role e caí de novo na farinha. Meu pai descobriu, me bateu, me xingou e me trancou no quarto. Aí bateu o desespero eu tinha dor no corpo inteiro, diarréia, quebrei a porra do quarto todo...

BETO
- E teus pais fizeram o quê?

ANTUNES
- Meu pai chegou a ir na boca, pegar um papelote pra mim...

BETO
- Teu pai?

ANTUNES
- Pois é, Seu Agenor, lá no meio da favela! Não agüentou ver o meu desespero. Só consegui sair dessa por causa dele e da minha mãe, que me apoiaram muito E é claro tem que querer, Ter força de vontade. Você quer parar? Quer realmente?

BETO (EMOCIONADO)
- Quero, já deu pra mim...

ANTUNES
- Bom, deixa eu ir ver esse jantar, que já deve tá queimando...

BETO
- Vai lá...

ANTUNES
- Ah, só me diz uma coisa...

BETO (SE ARMANDO)
- O quê?

ANTUNES
- Quem é o Bitão?
CORTA PARA




CENA 12
EXT / FRENTE CASA DE MÍRIAM / NOITE
O CARRO DE MARCOS ESTÁ ESTACIONADO ATRÁS DO DE D. MARTA, COM OS MESMOS OCUPANTES DA PRIMEIRA CENA, MENOS BETO E BRUNÃO, QUE VEM VOLTANDO DA CASA DE MÍRIAM E ENTRA NO CARRO.
CORTA PARA

CENA 13
CARRO INT NOITE

MARCOS(AO VOLANTE)
- E aí, cadê o Beto?

BRUNÃO
- Disse que não vem...

MARCOS
- Mas que filho da... Que foi que deu nele?

BRUNÃO
- Sei não... O cara tava meio estranho, parece que tava chorando...

AMIGO02
- Deve ter apanhado da mamãezinha. Deixa o mané aí e vambora!

MARCOS ABRE UMA LATA DE CERVEJA, DÁ PARTIDA NO CARRO E SAI CANTANDO PNEU A IMAGEM CAI EM FADE.
FUSÃO PARA

CENA 14
CONSULTORIO MÉDICO INT DIA.

Fade-out saindo da borracha de um estetoscópio, numa mesa em um consultório médico. A imagem vai abrindo até enquadrar Beto por trás de sua cabeça, sentado ao lado de Antunes, e de frente para o médico, que explica alguns detalhes aos dois.

MÉDICO
(enfático)
- ...e não é só a droga em si, o problema. A gente vai ter que fazer uns exames pra ver se você não contraiu nenhuma doença...

BETO
- Doença? Que doença?

MÉDICO
- Vamos fazer teste pra várias doenças, mas principalmente Aids...

BETO
- Que negócio é esse, cara? Isso não é doença de veado?

MÉDICO
- Não... O vírus pode ser transmitido pelo sangue e...

BETO
- Eu não vou fazer porra de teste nenhum, tá me ouvindo?

ANTUNES
- Fica frio, Beto, é só rotina. Não é verdade, doutor?

MÉDICO
- É, só rotina...



ANTUNES
- Viu só? Não vai dar nada, pode ficar tranqüilo...
CORTA PARA

CENA 15
LABORATÓRIO MÉDICO DIA INT.
Close saindo de uma seringa, ouvimos somente um batimento cardíaco bem forte, a imagem vai abrindo e revela Beto sentado e com o braço naquele apoio típico pra tirar sangue enquanto uma enfermeira vai manipulando a seringa.

CORTA PARA

CENA 16
COZINHA – ENTARDECER INT.
Dona Marta está sentada á mesa, vendo algumas fotos do filho. Beto criança, adolescente, com os amigos e finalmente numa cama de hospital.
Uma lágrima escorre de seus olhos, ela levanta-se vai até a pia, e ali mesmo lava o rosto, e fica observando a água(subjetiva) que forma um mini redemoinho na pia. A imagem se aproxima do redemoinho em fade-in até chegar no close.
FUSÃO PARA

CENA 17
QUARTO DE BETO – DIA INT.

A imagem abre, saindo em fade-out do disco do Ramones (o mesmo que já aparecera antes), vemos uma mão pegando o braço do toca-discos, e colocando em uma faixa, a imagem vai abrindo até enquadrar Dona Marta, que dança e cantarola a música, vestida com a camiseta do Ramones, que Beto tanto gostava e ela detestava.

Fim....

A imagem prossegue até o fim da música, enquanto sobem os créditos.

Nenhum comentário: